3 tipos de câncer mais comuns na terceira idade

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tipos de câncer mais comuns na terceira idade

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou no ano de 2015, chegando na média de 75,5 anos, segundo informações das Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil. Diante desses dados, fica evidente que cuidar da saúde é fundamental para que, ao chegar à melhor idade, a pessoa tenha uma vida equilibrada, saudável e ativa.

Manter bons hábitos e praticar atividades físicas com frequência são ações que devem fazer parte da rotina de todas as pessoas. Além disso, visitas ao médico e a realização de exames preventivos é muito importante, ainda mais após os 50 anos de idade, período em que algumas doenças surgem com maior frequência.

No artigo a seguir, vamos apresentar os 3 tipos de câncer mais comuns na terceira idade, já que 70% dos casos da doença no mundo atingem pacientes depois dos 60 anos. Também vamos mostrar como é possível prevenir e diagnosticar a tempo esses problemas para que seja aplicado um tratamento assertivo.

1. Câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer na terceira idade

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), um a cada quatro homens entre os 60 e 79 anos têm ou vão desenvolver algum tipo de câncer. Dentre eles, os tipos de câncer mais comuns na terceira idade são o câncer de próstata e vias urinárias.

Essa doença é caracterizada pelo desenvolvimento de um tumor na próstata, glândula do sistema reprodutor masculino. Apesar de grave e bastante comum entre os homens na terceira idade, o diagnóstico em fase inicial permite uma maior eficácia no tratamento. Estima-se que 9 entre 10 pacientes que iniciam o tratamento logo no começo conquistam a cura. Por isso, é fundamental que o paciente realize os exames preventivos de sangue PSA e de toque retal.

tipos de câncer mais comuns na terceira idade

2. Câncer de mama

Um dos tipos de câncer mais comuns na terceira idade e que atinge milhares de mulheres em todo o mundo é o câncer de mama. Essa é uma doença grave, porém, assim como o câncer de próstata, as chances de cura quando o diagnóstico é realizado em fase inicial são muito grandes.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres acima dos 20 anos realizem ao menos uma vez por mês o autoexame. Além disso, é fundamental que as mulheres após os 40 anos de idade façam a mamografia uma vez por ano, já que é a partir dessa faixa etária que a doença se torna mais comum.

3. Câncer colorretal

Mais um dos tipos de câncer mais comuns na terceira idade é o câncer colorretal, que é caracterizado pelos tumores que acometem um segmento do intestino grosso, o cólon, e o reto. Em boa parte dos casos, o paciente reage bem ao tratamento, principalmente quando o acompanhamento médico começa na fase inicial da doença.

A cura fica mais complicada quando as células cancerígenas se espalham para outros órgãos. Isso geralmente acontece em casos de diagnóstico demorado, quando o câncer colorretal já está em estágio avançado.

No artigo de hoje, apresentamos os 3 tipos de câncer mais comuns na terceira idade. Também mostramos como um acompanhamento médico frequente nessa fase ajuda a ter mais saúde e qualidade de vida, já que auxilia na prevenção e no tratamento dessas doenças.

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto e veja também em nosso blog o post que mostra os 5 hábitos prejudiciais para a saúde do seu coração.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×