4 dicas para prevenir doenças na velhice

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

prevenir doenças na velhice

O sonho de muitas pessoas é chegar na terceira idade com saúde, podendo descansar e aproveitar os momentos especiais que a vida corrida de antes não permitia. Mas, para conquistar esse objetivo, é interessante saber como prevenir doenças na velhice.

Isso porque, por conta do envelhecimento natural do corpo, é comum surgirem algumas enfermidades nos idosos que, dependendo do tipo e intensidade, podem acabar comprometendo o bem-estar na terceira idade.

Para ajudar a prevenir doenças na velhice, listamos a seguir 4 dicas que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo. Confira!

1. Siga uma alimentação saudável

A primeira dica para prevenir doenças na velhice que iremos apresentar é, na verdade, importante para todas as faixas: a alimentação saudável. Manter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes, evitando alimentos ricos em gordura e açúcar, é uma das formas mais eficientes de prevenir o surgimento de doenças crônicas, além de aumentar a qualidade de vida durante a melhor idade.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Na terceira idade, os idosos devem manter o corpo e a mente ativos, mesmo que a rotina seja reformulada por conta das suas novas necessidades. Além disso, as atividades físicas regulares são grandes aliadas para prevenir doenças na velhice, como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, doença arterial coronariana e até a osteoporose.

prevenir doenças na velhice

O idoso pode buscar por exercícios que lhe proporcionem prazer e segurança. Caminhadas, andar de bicicleta, ginástica e natação são alguns exemplos de atividades físicas para fazer na terceira idade, mantendo a saúde em ordem.

3. Participe de atividades que estimulam a mente

Como abordado acima, é importante o idoso manter a mente ativa, e nada melhor do que a interação social para isso. Sair para passear com os amigos, ler livros, fazer cursos diversos e buscar sempre novos desafios, como aprender a utilizar os recursos tecnológicos, também são formas importantes de prevenir doenças na velhice, como estresse e depressão. Além disso, essas atividades ajudam a manter a autoestima elevada durante a melhor idade.

4. Acompanhamento médico ajuda a prevenir doenças na velhice

Outra forma de prevenir doenças na velhice que o idoso deve aliar com as dicas apresentadas acima é o acompanhamento médico contínuo. Nessa faixa etária, aumentam as chances de surgirem enfermidades causadas pelo envelhecimento do corpo, por isso, realizar consultas regulares ao médico e fazer todos os exames preventivos é fundamental para seguir com saúde.

Ter um convênio médico especializado em idosos pode ajudar nesse acompanhamento, pois o paciente terá à sua disposição hospitais próprios e uma ampla rede credenciada com profissionais de diversas especialidades. Além disso, bons planos de saúde para a melhor idade oferecem exames de alta tecnologia, que ajudam o paciente a detectar enfermidades ainda no estágio inicial, aumentando as chances de cura.

Agora que você já conhece as 4 dicas para prevenir doenças na velhice, que tal ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre saúde e bem-estar na melhor idade? No nosso blog você também confere o post que mostra por que o plano de saúde para idosos é tão importante.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×