4 golpes mais comuns feitos em idosos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

golpes mais comuns feitos em idosos

Envelhecer de forma ativa e saudável é perfeitamente possível nos dias de hoje, especialmente com os cuidados com a saúde. Embora o aumento da idade não deva significar a perda de independência, é importante saber que muita gente utiliza a vulnerabilidades de pessoas idosas para aplicar golpes.

Criminosos com todo o tipo de intenção, por exemplo, abordam indivíduos com mais idade e que, mesmo que sejam saudáveis, podem cair em armadilhas do tipo.

Reconhecer os golpes mais comuns feitos em idosos é indispensável para garantir a prevenção e diminuir os riscos nesse sentido. Veja ao menos 4 desses golpes.

1. Os golpes em agências bancárias estão entre os frequentes

Muitos idosos optam por irem até as agências para retirar o dinheiro da aposentadoria ou de outros benefícios, por exemplo. Porém, essa é uma das oportunidades mais aproveitadas por golpistas.

A dificuldade em lidar com a tecnologia dos caixas eletrônicos faz com que os idosos fiquem dispostos a pedir a ajuda de pessoas que não trabalham no banco. Com isso, podem passar a senha e dados importantes, além de ter o cartão clonado ou substituído, levando a golpes financeiros.

Além disso, outra técnica usada é a “saidinha de banco”. Ela acontece quando o criminoso aborda o idoso assim que ele sai, sob o pretexto de pedir informação ou de oferecer algo e, então, o assalta, levando todo o dinheiro retirado.

2. A suposta ajuda com benefícios e empréstimos é outro problema recorrente

Outro entre os golpes mais comuns feitos em idosos também se disfarça na forma de auxílio. É o que acontece quando uma pessoa se diz advogada, despachante ou funcionária pública e diz para o idoso que ele pode ter direito a uma revisão de benefício ou que é possível adiantar seu processo.

Da mesma forma, há quem ofereça empréstimos não oficiais com ótimas condições, exigindo a documentação e até a assinatura em documentos em branco por parte do idoso.

Isso leva a comprometimentos das finanças, principalmente por empréstimos que não foram aprovados pela vítima, levando a um grande comprometimento.

golpes mais comuns feitos em idosos

3. Os serviços não solicitados em casa colocam em risco a segurança física do idoso

Nem sempre é preciso sair de casa para sofrer um dos golpes mais comuns feitos em idosos. Especialmente quanto àqueles que moram sozinhos e em casas, pode acontecer de alguém mal-intencionado, supostamente uniformizado, informar que é da companhia elétrica, de telefone ou de gás.

Acreditando se tratar de um processo rotineiro ou de um serviço solicitado, o idoso abre a porta e permite que a pessoa entre em sua casa.

O problema é que, sendo um golpista, o criminoso usará a oportunidade para estudar a residência para uma possível invasão ou mesmo realizará um assalto.

Esse é um dos mais perigosos, colocando em risco não apenas o patrimônio, mas também a segurança física.

4. As chamadas telefônicas falsas estão entre os golpes mais comuns feitos em idosos

E o contato físico, inclusive, não é necessário para que alguém caia em um golpe. É o caso das ligações telefônicas que simulam sequestros falsos.

Nessa situação, criminosos ligam para o idoso anunciando o sequestro de um parente ou amigo. Estando nervosa, a vítima oferece dados e informações que aumentam o terror.

Com isso, podem fazer transferências bancárias para pagar pelo suposto sequestro ou, então dar informações para ter a conta invadida, por exemplo.

Esse golpe também surge na forma de ofertas de produtos e assinaturas. Quando a vítima passa os dados bancários, os criminosos podem desviar parte do dinheiro.

Toda atenção deve ser dada a esses golpes mais comuns feitos em idosos, de modo a proteger o patrimônio e até a integridade física. Assim, o ideal é desconfiar de qualquer situação atípica e não transmitir dados sem ter a certeza de quem é o interlocutor.

Conhece algum outro golpe que ficou de fora? Conte nos comentários e ajude a aumentar a segurança.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×