5 hábitos saudáveis para se adotar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

hábitos saudáveis para se adotar

Quais as 3 coisas mais importantes da sua vida? Deus, família, amigos, saúde, dinheiro… quais? Nossa intenção não é julgar sua resposta, o objetivo é saber se ter hábitos saudáveis estão entre as 3 opções que você escolheu, e se sim, esse artigo é indicado para você. Boa leitura!

Muitas pessoas consideram a saúde seu bem mais precioso, ou um de seus bens mais preciosos, e por isso tenta cuidar dela da melhor maneira possível. Já que você continua lendo esse artigo, significa que este também é o seu caso, então confira as dicas abaixo para se adotar, se é que você já não adotou alguns ou todos eles.

5 hábitos saudáveis para se adotar diariamente

1- Higiene bucal

Com certeza você sabe que deve cuidar dos seus dentes e da sua saúde bucal de modo geral, o que talvez você não saiba é que negligenciar a higiene oral pode causar problemas graves, que vão muito além da dor de dente e mau hálito.

Os problemas começam com a placa bacteriana e podem avançar para gengivite e periodontite seguidos da retração da gengiva e possivelmente amolecimento ou queda dos dentes. Com esse avanço no quadro é possível desenvolver outras patologias como: problemas cardíacos, cânceres na região da boca e pescoço, entre outros problemas.

O recomendável é ter um plano dental para acompanhamento com um profissional e fazer a higienização bucal pelo menos 3 vezes ao dia; o ideal é que a higienização seja feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir. Além da escovação, também faça uso de fio dental e antisséptico bucal.

2 – Alimentação balanceada

Comer é algo extremamente prazeroso, mas é preciso fazê-lo com sabedoria, para evitar problemas como a obesidade, hipertensão e colesterol alto, os quais têm como causa ou agravante, o consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em açúcares ou sódio influenciando nos hábitos saudáveis.

Tenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, proteínas e minerais. Frutas, legumes, verduras e cereais devem fazer parte de sua dieta. Reduza o consumo de sódio, açúcar, alimentos gordurosos e alimentos processados (que geralmente são ricos em sódio, açúcares e gorduras). Evite ficar muito tempo sem se alimentar, faça pequenos intervalos de 3 a 4 horas entre cada refeição, e reduza a quantidade de alimento para cada uma dessas refeições.

A melhor opção para se ter um alimentação saudável é buscar o auxílio de um nutricionista, ele é a pessoa mais capacitada para analisar sua condição física e montar uma dieta personalizada para suas necessidades.

3 – Prática de atividade física

Você pratica atividade física, algum esporte? Se a resposta for não, está na hora de mudar isso!

A prática regular de atividade física é recomendada para pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, gestantes e portadores de deficiência. A atividade física fortalece o corpo, previne ou atua de forma positiva no tratamento de diversos problemas de saúde, como: osteoporose; diabetes; problemas cardiorrespiratórios; diminui a ansiedade, estresse e risco de depressão e para as crianças contribui para seu desenvolvimento motor e cognitivo, esse é um dos hábitos saudáveis para se adotar mais relevantes.

4 – Dormir bem

A privação de sono pode provocar distúrbios psíquicos. Ela aumenta o apetite e diminui a sensação saciedade, o que consequentemente aumenta o acúmulo de gordura corporal. Também afeta a concentração e o rendimento no trabalho, estudos e em demais atividades diárias, o que pode colocar o indivíduo e outras pessoas em risco. Dormir mal também prejudica o aprendizado e a memória.

Sim, 24 horas parece pouco para um dia. Você queria um dia de pelo menos 48 horas? Nós também, quem não queria? Mas com isso não é possível, precisamos dormir bem, de 6 a 8 horas de sono por noite, para que nosso corpo possa descansar e recuperar suas energias para encarar um novo dia.

5 – Separar o trabalho da vida pessoal

O trabalho, cada vez mais, tem se misturado com a vida pessoal. Já tem se tornado normal as pessoas levarem trabalho para a casa por não terem conseguido terminar determinada tarefa durante o expediente. Muitos colaboradores, mesmo fora do trabalho, ficam com seus gadgets logados em seus e-mail corporativos e os acessam a qualquer momento, basta receberem um e-mail.

É preciso separar trabalho e vida pessoal, evite levar trabalho para casa, tenta se desligar de tudo que for relacionado a trabalho a partir do momento em que deixar a empresa no final de seu expediente. Reserve mais tempo para fazer o que você gosta,  se divertir, passe mais tempo com familiares e amigos, estude, leia livros, viage (se possível).

Ao conseguir se desligar do trabalho, relaxar e se divertir um pouco, você conseguirá descansar seu corpo e sua mente, reduzirá a ansiedade, estresse e minimizará os riscos de uma depressão.

Todos esses hábitos saudáveis mencionados acima já são de conhecimento de todos, mas são poucas as pessoas que os adotam pensando em ter saúde a longo prazo. Lembrem que hábitos adotados agora impactarão no envelhecimento.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×