6 dicas para reduzir o estresse no dia a dia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Nesse artigo daremos algumas dicas de como reduzir o estresse no dia a dia, mas antes disso: Você sabe o que é o estresse? Provavelmente você deve ver pessoas falando sobre estresse todos os dias, mas poucas são as que realmente sabem o que ele realmente é.

O que é o Estresse?

O estresse é um mecanismo fundamental para a sobrevivência dos seres humanos e animais. Ele é o responsável por preparar o corpo para uma reação em meio a uma situação de perigo, seja para atacar ou para fugir. Entre as principais alterações no organismo estão o aumento da respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial, de modo a levar mais sangue para os músculos, que precisam de mais energia para uma reação rápida.

O problema é que esse mesmo mecanismo também é ativado em situações do cotidiano, como: pressão no trabalho, mudanças (pessoais ou profissionais), trânsito, conquistas importantes, medo de falhar (independentemente da situação), etc. Nesses casos, da mesma forma que citado anteriormente, o organismo se prepara para enfrentar as ameaças (problemas cotidianos), mas não dá para enfrentá-las lutando ou simplesmente correr delas.

Devido a isso, todas as mudanças que o organismo sofre durante essas situações acabam não sendo aproveitadas, e com o tempo, como consequência, geram sintomas do que popularmente chamamos de estresse, que na verdade já é um nível elevado de estresse.

Não existe nenhuma fórmula 100% eficiente para reduzir os sintomas do estresse, mas citaremos abaixo algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo. Ressaltamos a importância de procurar um médico caso esteja tendo problemas com estresse, só um profissional poderá avaliar os sintomas de forma, fazer um diagnóstico preciso e estipular o melhor tratamento para o problema.

6 dicas para reduzir o estresse

1 – Durma bem:

A qualidade do sono pode estar diretamente relacionada ao nível elevado de estresse. Dormir bem (entre 6 e 9 horas por noite) é essencial para o corpo e mente se recuperarem, e consequentemente, começar o dia bem disposto.

2 – Pratique exercícios físicos:

A prática de atividade física é excelente tanto para saúde física quanto mental. Durante as atividades o corpo gasta energia, libera a adrenalina acumulada, e aumenta a produção de endorfina, neurotransmissor que é responsável pela sensação de bem-estar.

3 – Experimente a meditação:

A meditação treina a focalização da atenção. Durante sua prática, as pessoas acalmam e esvaziam suas mentes, evitando distrações e pensamentos. As pessoas religiosas podem usar isso como forma de meditação, dedicando esse tempo para oração, estudos bíblicos, entre outras formas de se conectar com sua espiritualidade.

4 – Faça trabalhos manuais:

Praticar tricô, crochê, bordado, fazer origamis, desenhar, tocar um instrumento musical, cozinhar, etc., funcionam como terapias e ajudam a reduzir o estresse e ansiedade.

5 – Experimente massagens relaxantes:

Dentre os benefícios das sessões de massagens estão o relaxamento da musculatura e da mente, que como consequência, promovem a sensação de bem-estar.

6 – Faça uma pausa:

Durante situações de tensão, se possível, faça uma pausa, saia de perto do agente responsável pela situação estressante por alguns minutos. Ao fazer isso, você tira o foco do problema, distrai e relaxa um pouco a mente, o que reduz significativamente o nível de estresse. Ao retomar à resolução do problema, estará mais calmo, concentrado e será mais fácil encontrar uma solução.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×