Acidentes domésticos na terceira idade: conheça os 4 mais comuns

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

acidentes domésticos na terceira idade

Os acidentes domésticos na terceira idade são bastante comuns e, dependendo da gravidade, eles podem colocar a vida dos idosos em perigo. Por conta das dificuldades de equilíbrio e coordenação que costumam surgir nessa faixa etária, é preciso que tanto o idoso quanto os seus familiares fiquem atentos às situações de risco.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% das quedas dos idosos ocorrem em casa, mostrando a importância de conhecer e prevenir os principais acidentes domésticos na terceira idade.

A seguir, listamos as 4 ocorrências mais comuns e apresentamos formas de preveni-las com alguns cuidados especiais. Confira!

1. Escorregar no banheiro

O local da casa mais propício para acidentes domésticos na terceira idade é o banheiro. Por ser um ambiente úmido, é comum os idosos escorregarem durante ou após o banho. Dependendo da intensidade da queda, além de pequenos machucados, o idoso pode vir a ter uma fratura, o que tornará o acidente muito mais grave.

Sabendo que o banheiro é um lugar que pode oferecer perigo para as pessoas na terceira idade, a dica é investir em pisos antiderrapantes e até mesmo em barras para que o idoso possa se apoiar durante o banho. Manter o local sempre seco também ajuda a prevenir quedas no banheiro.

acidentes domésticos na terceira idade

2. Queda na escada

Com o passar do tempo, o idoso pode perder um pouco do equilíbrio e, em alguns casos, ter a visão prejudicada. Por mais que ele trate esses problemas, para evitar acidentes domésticos na terceira idade é importante inserir corrimãos em todas as escadas da casa, mesmo que elas possuam poucos degraus.

3. Tropeços em objetos é um dos acidentes domésticos na terceira idade

Uma casa repleta de móveis e tapetes pelo chão não é nada recomendada para os idosos. Como vimos, algumas funções são alteradas ao longo da vida, bem como as habilidades físicas, por isso, esbarrar em objetos pela casa pode causar quedas, tropeços e lesões na terceira idade.

É importante manter os ambientes de circulação do idoso um pouco mais livres e sem tapetes escorregadios. Além disso, é interessante sempre alertá-los sobre a importância de caminhar devagar pelos cômodos da casa.

4. Queimaduras

Algumas atividades simples do dia a dia, como passar roupas ou preparar uma refeição podem acabar causando mais um dos acidentes domésticos na terceira idade. Isso porque as queimaduras também entram para a lista de ocorrências mais comuns em pessoas dessa faixa etária.

No entanto, para prevenir as queimaduras não é preciso fazer com que o idoso deixe de realizar essas tarefas, pois isso pode acabar o deixando triste e frustrado. Para garantir a segurança, é interessante incentivá-lo a sempre realizar as atividades que possam fornecer esse tipo de perigo quando tiver alguém em casa para ajudá-lo.

Mostramos no artigo de hoje os 4 principais acidentes domésticos na terceira idade que podem ser evitados por meio de cuidados específicos com os idosos. Se você gostou das dicas e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, aproveite e baixe gratuitamente o nosso e-book que traz os 5 principais motivos para contratar um plano de saúde na melhor idade.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×