Atividade física na terceira idade: por que ela é tão importante?

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atividade física na terceira idade

Praticar uma atividade física é apontada como uma das principais formas de manter o corpo e a mente saudáveis. Para viver bem, esse deve ser um hábito frequente, seja qual for a faixa etária do indivíduo.

O envelhecimento traz para o corpo diversas mudanças, como a diminuição do desempenho físico e a perda da mobilidade das articulações. A atividade física na terceira idade vem para ajudar na recuperação desses problemas, trazendo ainda outros benefícios. Você sabe como?

Entenda como a atividade física pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão na melhor idade, lendo o post de hoje:

Por que a atividade física na terceira idade é fundamental?

Muito mais do que somente uma questão estética, a atividade física na terceira idade é uma peça-chave para ter uma vida saudável. Seus benefícios auxiliam na prevenção de inúmeras doenças. Por exemplo, a diminuição dos problemas pulmonares e cardiovasculares.

A prática dos exercícios físicos apropriados, nas condições dessa faixa etária, ajuda também no controle da diabetes e artrite, diminuição da depressão e até na melhoria do sistema digestivo.

Com o passar dos anos, o corpo perde força e torna-se mais vulnerável às lesões e quedas, o que pode ser bastante prejudicial — especialmente após os sessenta anos. A atividade física facilita o fortalecimento muscular necessário e proporciona grandes melhorias no caminhar e no equilíbrio.

Por meio da manutenção da densidade óssea, garantida pela prática de exercícios, a temida osteoporose também poderá ser prevenida.

atividade física na terceira idade

Os benefícios são apenas físicos?

Não. Como citamos, a depressão pode ser diminuída, visto que a prática de atividade física na terceira idade também influencia nos fatores psicológicos. Os benefícios mentais envolvem o aumento da disposição durante o dia e a maior sensação de bem-estar. Além de ajudar todas aquelas pessoas a dormirem melhor.

Os exercícios físicos elevam a quantidade de oxigênio no corpo e estimulam a circulação do sangue no cérebro. Esses dois fatores são responsáveis pela memória e por mais concentração, que também são largamente beneficiadas.

Que atividades físicas são recomendadas para a melhor idade?

Primeiramente, é fundamental que a pessoa procure uma avaliação médica antes de se lançar na prática de exercícios. Assim, o médico poderá indicar o melhor exercício de acordo com as condições de saúde atuais do paciente. Por exemplo, as condições cardíacas, respiratórias e demais funcionalidades que podem comprometer a saúde.

O indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as atividades durem em torno de 30 minutos se forem feitas diariamente. Exercícios de força, flexibilidade e cardiorespiratórios, são, em geral, os mais recomendados.

Podem-se indicar ainda a prática da natação, hidroginástica, pilates, caminhada e alongamento como algumas das atividades mais aconselhadas.

Tudo deverá ser realizado com profissionais competentes e o devido acompanhamento, para a prevenção de lesões.

O importante é dedicar-se às atividades que mais agradem, motivem e estejam adequadas às necessidades da pessoa. Os praticantes de atividade física na terceira idade garantem maior autonomia e independência no seu dia, além de um estado de espírito positivo para encarar a rotina com mais energia.

O que acha de começar a movimentar-se a fim de garantir todos esses benefícios em sua vida? Deixe aqui o seu comentário!

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