Como prevenir a osteoporose na terceira idade?

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prevenir a osteoporose na terceira idade

Você sabe o que é a osteoporose? A doença é caracterizada por fragilizar os ossos e afeta um grande número de brasileiros. Em sua maioria, do sexo feminino.

Essa fraqueza nos ossos pode ser bastante perigosa, especialmente na melhor idade, pois o equilíbrio e força do corpo são normalmente diminuídos. Aumenta-se a probabilidade das quedas.

O número de fraturas decorrentes da osteoporose é grande, por isso o intuito é diminuir os riscos antes mesmo que o diagnóstico apareça. Para saber como prevenir a osteoporose na terceira idade, separamos algumas dicas no post de hoje. Confira!

Tenha hábitos alimentares saudáveis para prevenir a osteoporose na terceira idade

Cuidar bem da alimentação gera benefícios enormes para todas as pessoas, estejam elas propensas à osteoporose ou não. Nas mulheres, durante a menopausa, com a queda da produção hormonal, a perda de cálcio fica acentuada, o que favorece o desenvolvimento da doença.

Para prevenir a osteoporose na terceira idade, é recomendado o aumento da ingestão de alimentos ricos em cálcio. Podemos identificar como boas fontes de cálcio: lacticínios e folhas verdes, como agrião, espinafre, couve e brócolis. Além das frutas cítricas e o gergelim.

Se for necessário, a consulta com um nutricionista é indicada, para melhor orientação da dieta e também de suplementos, caso os alimentos não sejam suficientes.

O consumo de refrigerantes, embutidos, de carnes em conserva, pães, entre outros produtos industrializados pode reduzir a absorção do cálcio no corpo. Então, dê atenção para a ingestão desses alimentos. O mesmo vale para a ingestão, em excesso, de proteínas.

Tome sol frequentemente

A exposição ao sol é muito importante para a absorção do cálcio e para o metabolismo da vitamina D.

Para as pessoas de pele clara, apenas meia hora por dia de sol, deixando os braços e pernas expostos, é suficiente.

prevenir a osteoporose na terceira idade

Já para peles mais escuras, o dobro desse tempo é o recomendado. A vitamina D trabalha junto ao magnésio, fósforo e estrogênio na assimilação de cálcio.

Pratique atividade física regularmente

Os exercícios físicos podem ser ótimos na prevenção de diversas doenças, entre elas a osteoporose. Especialmente os exercícios que estimulam a flexibilidade e o alongamento dos músculos, como ioga, pilates e dança.

Corridas, caminhadas e ciclismo também fortalecem os músculos e podem ajudar bastante na conservação da densidade óssea. É importante consultar um médico antes de escolher alguma daquelas atividades. Apenas para checar as condições atuais de saúde e receber as melhores indicações de exercícios para o seu corpo.

Faça exames preventivos

Para que o diagnóstico não apareça somente após uma fratura, é fundamental estar com os exames em dia. O exame que diagnostica a osteoporose é a densitometria óssea: através dele, o conteúdo mineral do osso é avaliado.

A prevenção é a melhor solução. Consulte regularmente o seu médico.

Mantenha a mente sempre ativa

Exercitar o cérebro é uma ótima saída para a prevenção de doenças.

Cultivar bons pensamentos caminha lado a lado com a motivação para seguir tanto uma dieta específica quanto uma rotina de exercícios.

É o trabalho em conjunto que trará mudanças na sua saúde. Busque ser saudável de corpo e também de mente. Seguindo essas orientações prevenir a osteoporose na terceira idade será mais eficaz.

Caso você tenha ainda alguma dúvida ou sugestão a fazer para esse tema. deixe aqui o seu comentário!

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