Como a saúde bucal pode influenciar a qualidade de vida

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Como sua saúde bucal pode influenciar a qualidade de vida

A qualidade de vida, no âmbito da saúde, pode ser definida como o equilíbrio físico e mental. A nossa qualidade de vida está diretamente relacionada à saúde, mas um detalhe geralmente passa despercebida, a saúde bucal, e ela tem uma grande importância nesse processo.

Geralmente quando pensamos em saúde, bem-estar e qualidade de vida, vêm à nossa mente: visitas ao médico, exames de rotina, alimentação balanceada, prática de atividades físicas, etc. Mas, raramente nos lembramos da higiene bucal nesses momentos, na verdade, a maioria das pessoas não associa a saúde bucal à qualidade de vida, e acabam por negligenciá-la, talvez por considerá-la algo estético e não uma questão de saúde.

Mais saúde bucal = mais saúde

Algo que precisa estar bem claro é que a saúde bucal influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, iniciando pelas questões estéticas, sensibilidade a frio e calor, diminuição do paladar, dores, etc.

A saúde bucal está totalmente relacionada à saúde geral das pessoas, doenças sistêmicas como a diabetes, entre outras, podem ser evitadas como uma boa higiene bucal.

A falta de alguns dentes (até mesmo de um único dente) também é um grande problema, seja na hora da mastigação de alimentos, resultando ainda em problemas na sua digestão, no estômago, dores de cabeça, alterações no humor, entre outros problemas.

A autoestima é um fator imprescindível para a qualidade de vida, e a saúde bucal está diretamente ligada à autoestima. O mau hálito, a falta de alguns dentes, ter dentes escuros e/ou tortos, esses e outros problemas tendem a diminuir a autoestima das pessoas, fazendo com que se sintam envergonhadas, às vezes até levando ao isolamento social, além de ser prejudicial até mesmo para se conseguir um novo emprego, uma vez que o sorriso é considerado por muitos como um cartão de visita.

Conclusão

É fato que a saúde bucal influencia diretamente a qualidade de vida das pessoas, devido a isso é imprescindível ter uma boa higiene bucal, de modo a manter a boca livre de germes e bactérias, minimizando o risco de desenvolver alguns problemas de saúde, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida.

Não se esqueça de fazer visitas periódicas ao seu dentista, ao menos semestralmente, isto é de extrema importância. Para facilitar sua vida, invista em um plano odontológico, dessa forma você poderá fazer suas consultas de rotina, exames e tratamentos sem a preocupação de ter que desembolsar quantias elevadas de dinheiro de uma única vez, e ainda conta com o atendimento de profissionais experientes e ampla rede credenciada.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×