Conheça 5 nutrientes importante para terceira idade

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nutrientes importantes para terceira idadeCom os avanços da medicina, a expectativa de vida em muitos países tem aumentado consideravelmente. A partir disso, as pessoas têm recebido o envelhecimento com mais tranquilidade, sem deixar a disposição e os afazeres diários de lado.

Porém, para que os anos avancem de forma saudável, alguns bons hábitos precisam ser estabelecidos. Dentre eles está a manutenção de uma alimentação balanceada, que deve suprir todas as necessidades do corpo através de opções variadas e saborosas.

Para que você reavalie seu cardápio, apresentamos neste artigo os nutrientes importantes para terceira idade. Leia com atenção e prepare-se para incrementar suas refeições.

1. Zinco

A partir dos 50 anos de idade, a imunidade do organismo diminui naturalmente, mas pode ser reforçada com a ingestão de zinco. O mineral tem a ação antioxidante como principal característica, que contribui para que as células envelheçam mais lentamente.

Além disso, ele ajuda a conservar os cinco sentidos, que, com a chegada da terceira idade, podem manifestar alguns problemas. O zinco pode ser encontrado em oleaginosas, como nozes e castanhas, em carnes bem preparadas e no arroz integral.

2. Cálcio

Com o passar do tempo, o desgaste ósseo pode se transformar em osteoporose. Por isso, o cálcio também está presente na lista de nutrientes importantes para terceira idade e deve ser consumido regularmente.

Além de ajudar nessa questão, ele é essencial para que o ritmo cardíaco seja linear e para que os estímulos neurológicos mantenham seus níveis. O cálcio está presente no gergelim, em folhas verde-escuras e na quinoa, por exemplo.

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3. Fibras

Se você faz uso de medicamentos controlados, um dos efeitos colaterais pode ser a prisão de ventre. Ou, se lida com dificuldades na medicação, pode acabar consumindo menos alguns dos nutrientes importantes para terceira idade: as fibras.

Essas questões são amenizadas quando a linhaça e os farelos, como o de trigo e o de aveia, estão presentes nas refeições. Eles podem ser misturados a vitaminas, sucos, mingau e frutas. Em complemento para sua funcionalidade, pelo menos 1,5 litro de água deve ser tomado por dia.

4. Potássio

Remédios para hipertensão apresentam ação diurética e são muito utilizados para combater a doença em idosos a partir de 60 anos. Com isso, a perda de potássio é inevitável. Sem ele, os níveis de sódio aumentam e podem trazer consequências para a saúde.

A banana, o damasco, o abacate, a ameixa e a melancia são frutas fáceis de se encontrar no mercado e contam com uma boa quantidade do mineral em sua composição. Nas refeições salgadas, aposte nos feijões, nas ervilhas e na soja.

5. Ômega-3

O cuidado com as células nervosas e o trabalho para prevenir o Alzheimer e o Parkinson contam com um poderoso aliado. O ômega-3 é responsável por reforçar a memória, a concentração e ainda combate a depressão.

Ainda que a suplementação seja feita com cápsulas de óleo de peixe, a melhor maneira de ingerir o nutriente é através de salmão, atum, sardinha e outros peixes de água gelada. Porém, preste atenção no consumo excessivo, pois ele pode afetar as artérias.

Vitamina D colabora com os nutrientes importantes para terceira idade

Ao investir nesses nutrientes, especialmente no cálcio, é necessário combinar a alimentação com a vitamina D, que interfere diretamente na absorção dessas substâncias. Para isso, basta o simples hábito de tomar 15 minutos de sol todos os dias.

Caso não seja suficiente, uma orientação médica é fundamental para receitar suplementação correta. E você, conhece outros nutrientes importantes para terceira idade? Contribua para este artigo e deixe um comentário abaixo!

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