Envelhecimento e o peso dos maus hábitos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

envelhecimento de uma mulher

Envelhecer faz parte ciclo da vida e é algo que a maioria das pessoas almejam, mas é claro que elas desejam envelhecer de forma natural e saudável, podendo aproveitar cada uma das etapas desse processo com qualidade de vida. Na contramão disso, estão alguns hábitos, na verdade maus hábitos, que são responsáveis por acelerar o processo do envelhecimento.

Consumo excessivo de álcool

O álcool, quando consumido em excesso, desidrata o organismo, privando a pele de vitaminas e nutrientes, o que consequentemente acelera o processo de envelhecimento.

Consumo de cigarro

Pessoas fumantes tendem a se sentirem mais cansadas, mesmo após uma boa noite de sono. Um dos componentes da fumaça do cigarro, o monóxido de carbono, ajuda reduzir o fluxo sanguíneo, tornando a pele seca e com aparência desbotada. Existe uma expressão, “rosto de fumante”, que descreve as principais características dos fumantes, entre elas: pele acinzentada, sem brilho, com sulcos e rugas.

Beber pouca água

A água é responsável pela hidratação do corpo, seu consumo reduzido de água pode causar desidratação, desencadear diversos problemas de saúde e, consequentemente, também prejudica a qualidade a aparência da pele.

Envelhecimento e o Estresse excessivo

Além de muitos outros problemas, o estresse também contribui para um envelhecimento precoce. Situações de muitas tensão ocasionam alterações no fluxo sanguíneo e reduzem a hidratação da pele, e como consequência, aceleram a deterioração das células.

A privação do sono ajuda agravar ainda mais a situação, uma vez que além de aumentar o nível de cansaço, levando o corpo a exaustão, e de fomentar o surgimento ou agravamento de outros problemas de saúde, também contribui para o aumento dos níveis de estresse e de suas consequências.

Exposição à radiação solar

Além dos problemas mais conhecidos como manchas e até mesmo o câncer de pele, a exposição prolongada à radiação solar também estimula do envelhecimento da pele, promovendo alterações na pigmentação e textura da pele, deixando-a mais áspera e enruga e diminuindo sua elasticidade.

Aprenda com seus erros

Agora você sabe que alguns hábitos que fazem parte do seu cotidiano, além prejudiciais para sua saúde, também estimulam o envelhecimento precoce do seu corpo. O que você fará com essa informação? Aprenda com seus erros, não negligencie sua saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Se você possui algum dos maus hábitos citados neste artigo, considere mudá-lo, extingui-lo se necessário. Mudando esses hábitos você permitirá que seu corpo envelheça naturalmente e de forma saudável.

Além de mudar esses hábitos, busque orientação de um nutricionista e passe a se alimentar de forma balanceada; também separe um tempo para a prática regular de atividades físicas; outro ponto que também é muito importe é dormir bem, dê tempo para seu corpo descansar e se recuperar totalmente.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×