Equilibrando a saúde mental e física

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A saúde é considerada o mais bem mais precioso que temos. Quando estamos saudáveis podemos: nos locomover, nos comunicar, praticar atividades físicas, trabalhar, entre outras atividades. Em resumo, a saúde é a grande responsável por manter nosso corpo e mente em constante atividade, e quando algo não vai bem, nosso desempenho cai, assim como ocorre com as máquinas até que seja feita a manutenção.

Praticamente todos os dias, ouvimos alguém falar sobre saúde na TV, rádio ou outros meios de comunicação de massa, em rodas de amigos, no trabalho, mídias sociais, etc. Geralmente quando o assunto da conversa é a saúde, na grande maioria das vezes estão se referindo a saúde física ou saúde mental.

A questão é que as pessoas tratam a saúde mental e física como coisas completamente diferentes. Apesar de muito comum vermos as pessoas fazendo esse tipo de distinção, seria correto tratá-las de forma separada? Na verdade, a resposta é não!

Ao olharmos superficialmente, saúde mental e física parecem ser assuntos muito diferentes, mas se analisarmos mais a fundo, torna-se nítida a relação entre ambas.

Problemas de saúde física podem impactar, negativamente e de forma muito séria (desenvolvendo e/ou piorando problemas), a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Da mesma forma, problemas de saúde mental podem causar e/ou agravar problemas de saúde física.

Definições

Saúde física:

A saúde física está diretamente relacionada ao bom funcionamento do organismo humano, um corpo sem doenças, a um bom funcionamento do metabolismo e demais órgãos do corpo, a ter disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Saúde mental:

Não existe uma definição exata, mas podemos tentar definir a saúde mental como um estado de equilíbrio emocional e bem-estar psicológico de um indivíduo. Quando se está saudável, a pessoa consegue administrar sua vida, emoções, lidar com o mundo ao seu redor, fazendo bom uso de suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais, enquanto consegue lidar com os problemas do dia a dia sem deixar de ser produtiva.

Saúde mental x saúde física

A saúde física e mental está conectada, e para um indivíduo ser completamente saudável ele precisa se atentar a isso.

Pessoas que têm uma rotina muito estressante, que lidam com transtornos psicológicos ou problemas emocionais acabam observando impacto em sua saúde física, como dores na cabeça e no corpo, cansaço, mal-estar, etc.

Por outro lado, pessoas que têm problemas saúde física, como dores frequentes, problemas crônicos, etc., acabam tendo sua saúde mental prejudicada, com problemas como depressão, ansiedade estresse, entre outros.

Confira abaixo algumas dicas que te ajudarão a melhorar sua saúde (física e mental) de modo a preservar o bem-estar e a qualidade de vida:

  • Alimente-se bem e de forma balanceada;
  • Durma bem (entre 06 e 8 horas por noite);
  • Exercitar a mente (jogos e leitura);
  • Pratique atividade física regular;
  • Não use drogas (álcool, cigarros, etc.) e
  • Se relacione com outras pessoas.

Todos os tipos de cuidados que puderem ser realizados com intuito de preservar a saúde são válidos. Entretanto, um deles é fundamental e o mais efetivo, o acompanhamento médico periódico.

Fazer consulta regulares ao seu médico contribui efetivamente no desenvolvimento da saúde, prevendo alguns problemas e tratando antecipadamente, como também evitando o surgimento de outros.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×