Escolher um plano de saúde: o que é importante saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Escolher um plano de saúde o que é importante saber

Nos dias de hoje não há nada melhor que poder contar com um atendimento médico ágil e de total qualidade no momento de uma necessidade, evitando ter que desembolsar altas para arcar com um atendimento particular ou enfrentar longas filas para ser atendido pelo SUS e ter que esperar meses, até mesmo anos, para fazer alguns exames e realizar cirurgias.

Entretanto, há uma grande variedade de planos de saúde sendo ofertados, com coberturas e taxas diferenciadas, por isso é preciso muito atenção na hora de escolher qual plano contratar. Abaixo você confere algumas dicas do que você precisa saber para escolher um plano de saúde:

Defina necessidades ao escolher um plano de saúde

Um dos passos mais importantes é definir o tipo de plano de saúde e o que você espera dele, as características, serviços, etc. Primeiramente é preciso definir a quantidade de pessoas que serão cobertas pelo plano de saúde, consequentemente você saberá se precisará de um plano individual ou familiar.

Sabe qual a frequência em que você e/ou seus familiares  necessitam de atendimento médico (consulta de rotina, urgência/emergência) e realização de exames? Caso busque por um plano familiar, leve também em consideração as doenças pré-existentes, crianças pequenas ou pessoas idosas que precisam de atendimento médico com mais frequência.

Tendo essas necessidades bem definidas você poderá escolher entre as diversas opções de planos de saúde ofertados, de modo a garantir que o plano a ser escolhido atendo a todas as suas necessidades.

Cobertura, rede credenciada e carências

O próximo passo ao escolher um plano de saúde é avaliar a cobertura que os planos de saúde ofertam (médicos, consultas, laboratórios, hospitais, exames, cirurgias, entre outros tratamentos) e escolher a que melhor atende às suas necessidades, definidas anteriormente.

Verifique se a rede credenciada é compostas por clínicas e hospitais de qualidade. É importante se atentar ao tamanho dessa rede (cidades, estados ou regiões), se apresenta locais de fácil acesso para que você ou seus familiares possam receber atendimento médico, fazer exames, entre outros tratamentos, como fisioterapia por exemplo. Se você ou algum familiar que será coberto pelo plano viaja muito, seria interessante um plano cuja rede credenciada cubra as regiões onde viaja com mais frequência.

Não esqueça de analisar os períodos de carências dos planos de saúde que atenderem às suas necessidades. A carência pode variar entre as operadoras e planos, por isso é preciso se atentar a esse detalhe, compreender suas próprias necessidades, para que dessa maneira possa escolher de forma assertiva e  poder usufruir de seus benefícios oferecidos pelo plano no melhor momento possível.

Reputação dos planos de saúde

Outro passo muito importante é verificar do convênio escolhido, saber o que as pessoas que já utilizaram ou utilizam o mesmo plano dizem a respeito dele, se há elogios ou reclamações.

Acessando o site da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – você encontrará diversas informações, até mesmo um ranking, sobres as operadoras de planos de saúde.

Também é importante ao escolher um plano de saúde verificar se a operadora passa por problemas financeiros ou se está em processo de falência

Leia o contrato antes de assinar

Essa recomendação é para quaisquer tipos de contratos, nos de planos de saúde não é diferente, ou seja, para garantir que não haja alguma cláusula abusiva, que o corretor tenha omitido alguma informação ou mentido sobre algo com relação ao plano a ser contratado, leia atentamente o contrato antes de assinar.

Se você precisa de ajuda na hora de pesquisar, escolher um plano de saúde e contratar algum, conte com auxílio da Rumo Saúde. Dispomos de uma equipe composta por profissionais especialistas, prontos para te dar todo o suporte necessário durante esse processo de aquisição de um convênio médico.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×