Gravidez: cuidados que ajudam na saúde do bebê

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

gravidez cuidados que ajudam

A gravidez é extremamente especial na vida das mulheres, do casal, e da família, de modo geral. Muitas mulheres, possivelmente ainda seja a maioria, almejam ansiosamente pelo momento em que terão a oportunidade de serem mães. Muitos homens, maridos, namorados, também aguardam ansiosos pelo momento de se tornarem pais.

Ter um filho é uma grande responsabilidade e isso costuma assustar um pouco os pais de primeira viagem, independentemente se a gestação foi ou não planejada. Mas uma coisa é certa, mesmo em meio a tantos medos, dúvidas e preocupações, desde o início da gestação, de quando a gravidez é descoberta, a criança passa a ser amada, por seus pais, irmãos, avós, toda a família e até mesmo amigos da família.

Com tanto amor em jogo é imprescindível tomar alguns cuidados na gravidez de modo a garantir uma gestação segura, tranquila e preservar a saúde da gestante e do bebê.

Não negligencie o pré-natal

O pré-natal deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada, sua realização é extremamente importante para a saúde do bebê e da gestante. Durante toda a gravidez são realizados exames com o objetivo de prever e tratar doenças que podem não só complicar a gestação, mas até colocar a vida da gestante e do bebê em risco.

Abandone os vícios na gravidez

É preciso evitar o consumo de bebidas alcoólicas, abandonar os cigarros e quaisquer outras drogas. Também é preciso manter o peso ideal. Esses cuidados na gravidez são de extrema importância, tanto para a saúde do bebê quanto da gestante, e na verdade, esses cuidados deveriam ser tomados sempre, não apenas na gravidez.

Tome suas vacinas

É importante que a gestante esteja com todas suas vacinas em dia. Ao iniciar o pré-natal, deve levar a carteirinha de vacinação para que o obstetra indique as vacinas pendentes e o período certo da gestação em que deverão ser tomadas.

Alimente-se de forma balanceada

Uma alimentação balanceada (rica em nutrientes) é fundamental para uma vida saudável, ativa e cheia de energia; e ainda ajuda evitar a obesidade e diversos outros problemas relacionados. É importantíssimo se atentar a esse detalhe para evitar complicações na gestação e também para manter o corpo saudável, que consequentemente fará com que a criança nasça forte e saudável sendo um dos cuidados na gravidez mais importantes.

Pratique atividade física

A prática regular de atividade física também é fundamental para o bom funcionamento do corpo, mantendo-o forte e afastando diversas doenças, e na gestação não é diferente. Entre os benefícios estão o aumento da força e resistência, ideais para as gestantes que têm que lidar com um peso extra, e também acelera a recuperação pós-parto.

Tenha um plano de saúde na gravidez

É claro que a gravidez pode acontecer de forma inesperada, mas se possível, planeje-a, dessa forma o casal estará mais preparado, financeira e psicologicamente. Ainda pensando em cuidados na gravidez, na saúde da futura mamãe e do bebê, realizar todo o pré-natal (como mencionado anteriormente) e o parto com uma equipe médica especialista e de confiança é algo extremamente importante.

Na rede pública o atendimento é mais limitado, há demora no agendamento de consultas e liberação de exames, muitas vezes não há opção de escolher um médico ou fazer todo o pré-natal com o mesmo médico, entre outros problemas. Caso opte por um atendimento particular, terá que estar preparado para arcar com os custos elevados que envolvem as consultas e exames do pré-natal, a internação, o parto e os exames básicos do recém nascido.

Para quem preza por uma gestação tranquila, podendo contar com um suporte e atendimento médico de qualidade tanto para a gestante quanto para o bebê, por um preço justo, a melhor opção é contratar um plano de saúde com obstetrícia. Se possível contrate o plano antes da gravidez, para poder gozar de toda a cobertura oferecida pelo convênio.

A Rumo Saúde trabalha com as melhores operadoras de planos de saúde, você tem diversas opções de planos para escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×