A importância do descanso para sua saúde

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Trabalhar, estudar, relacionamentos (como namoro, família, amigos), praticar atividades físicas, etc. Como conseguir um tempo para descansar em meio a tantas tarefas no seu cotidiano?

É fato que, mesmo em seus dias de folga/férias, quando você realmente deveria descansar, essa é uma missão quase impossível. São diversos os convites irresistíveis e compromissos inadiáveis que aparecem, tarefas há muita tempo adiadas e que precisam ser realizadas com urgência, etc.

O descanso adequado é algo essencial para a saúde e bem-estar (físico, mental e emocional) das pessoas, assim como a alimentação saudável e a prática frequente de atividades físicas. Devido a isso, é imprescindível reservar um tempo para descansar, relaxar, dormir, e assim recuperar as energias e vitalidade.

Privação do sono:

Dormir é fundamental para o relaxamento do corpo e reposição das energias.  A restrição do sono causa desgaste físico e mental e fomenta o estresse (o qual pode desencadear outros diversos problemas de saúde) e afeta o equilíbrio químico e emocional do indivíduo.

Imunidade baixa

Se o corpo e/ou a mente estão trabalhando de forma excessiva e exaustiva, o descanso é imprescindível, e caso ele seja negligenciado ou não seja suficiente, a imunidade do indivíduo baixa, deixando-o mais vulnerável a gripes, resfriados e demais problemas de saúde.

Estresse

Devido às pressões que as pessoas sofrem no dia a dia em todas as áreas de suas vidas (emocional, acadêmica, financeira, profissional, etc.) e a negligência do descanso, o estresse se desenvolve, sendo ele responsável pelo surgimento e/ou agravamento de diversos doenças comuns, como: depressão, diabetes, hipertensão, entre outras.

A importância do descanso

Quando de forma adequada e regular, o descanso ajuda a prolongar a longevidade das pessoas através da melhora da qualidade de vida e manutenção da saúde.

O descanso também ajuda na redução de peso, uma vez que noites mal dormidas desregulam o organismo e fazem o que o indivíduo sinta mais fome e consuma mais alimentos que o necessário.

A melhora estética também é percebida, o descanso contribui para a regeneração dos tecidos musculares e da pele. A imunidade se eleva e as defesas do organismo se fortalecem, protegendo-o de possíveis doenças e demais problemas de saúde.

Outro ponto é que também ajuda a aliviar o estresse, pois possibilita desviar o foco do agente causador através da mudança na rotina e do corpo estar mais forte e disposto.

A saúde cardiovascular também sofre melhora, pois durante o descanso é principalmente durante o sono, a pressão sanguínea diminui, consequentemente diminuindo os níveis de colesterol no sangue.

Conclusão

Como pudemos ver neste artigo, o descanso não é apenas uma opção, mas sim, uma necessidade, e é responsável pelo bom funcionamento do organismo e pelo bem-estar (físico, psíquico e emocional) das pessoas.

Nem sempre é possível sair de férias, viajar, mas isso não é desculpa para não descansar. Separe um tempo para relaxar, descansar seu corpo e sua mente.

E se mesmo assim você ainda se sentir exausto, procure o auxílio de um médico, o qual avaliará sua situação e, se preciso, definirá um tratamento e/ou medicação. Nesses casos, é sempre bom contar com todos os benefícios e facilidades que um plano de saúde te proporciona.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×