Melhor idade: 4 formas de combater o alzheimer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

formas de combater o alzheimer

Uma das doenças que mais amedrontam as pessoas durante a melhor idade é o alzheimer. Por anos, a enfermidade foi tratada como “caduquice” comum do envelhecimento. Porém, uma série de estudos identificaram a doença, que se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem. A enfermidade é causada pela morte de células cerebrais.

Apesar de não ter cura, uma das formas de combater o alzheimer é diagnosticando a doença em seu início. Isso porque quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de retardar o avanço do alzheimer e controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

Se você já entrou na melhor idade e quer conhecer as formas de combater o alzheimer, não deixe de conferir na sequência a lista com dicas que te ajudarão a manter a doença bem longe.

1. Alimente-se bem

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é importante em todas as faixas etárias. Mas, na melhor idade, comer bem representa uma das formas de combater o alzheimer. Uma dieta variada de verduras, azeite, peixe e vinho ajuda a reduzir as chances de surgimento do alzheimer.

Os alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, são grandes aliados para prevenir a doença. Além disso, pesquisadores especializados no assunto descobriram que o oleocantal presente no azeite extra virgem é capaz de retardar a doença. Outros alimentos que representam formas de combater o alzheimer são as verduras folhosas e crucíferas e o vinho tinto, ingredientes capazes de interromper a perda da memória.formas de combater o alzheimer

2. Amplie a sua reserva cognitiva

Muitas pessoas, ao chegarem na melhor idade, acham que não é preciso mais ampliar os seus conhecimentos ou fazer algo novo. Porém, encontrar novos significados para a vida e ampliar a reserva cognitiva são excelentes formas de combater o alzheimer.

Há estudos que apontam que mesmo um cérebro acometido pelo alzheimer pode continuar funcionando caso a pessoa tenha muitos conhecimentos acumulados ao longo da vida. Sendo assim, manter a mente ativa em todas as fases é importante. Continuar aprendendo e fazendo descobertas também na melhor idade é fundamental, pois a resposta do cérebro a esses estímulos favorece o não aparecimento do alzheimer.

3. Pratique exercícios físicos

Ao realizar atividades físicas regularmente, a pessoa não estará estimulando apenas o corpo, mas também o cérebro. Por isso, essa é mais uma das formas de combater o alzheimer. Na melhor idade, a prática de exercícios físicos não pode ser deixada de lado, já que se movimentar proporciona grandes ganhos cognitivos. Caminhada, ginástica ou mesmo manter o hábito de subir escadas ajuda a equilibrar o físico e a mente.

4. Cuidar da saúde é uma das formas de combater o alzheimer

Algumas doenças podem elevar as chances de surgimento do alzheimer, como diabetes e colesterol alto. Para os pacientes que apresentam diabetes tipo 2, por exemplo, o risco de ter alzheimer é até três vezes maior do que uma pessoa saudável. E quanto mais cedo a doença é desenvolvida, maior a probabilidade de o paciente apresentar problemas cognitivos.

Sendo assim, cuidar da saúde durante toda a vida é fundamental. Na melhor idade, é interessante que as visitas aos médicos especialistas aconteçam com maior frequência, além da realização de exames periódicos. Desse modo, é possível ter qualidade de vida e aproveitar o melhor que a maturidade tem para oferecer.

No artigo de hoje, apresentamos 4 formas de combater o alzheimer e aproveitar a melhor idade com mais saúde. Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua mensagem nos comentários abaixo que retornaremos o mais rápido possível.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×