Melhor idade: 4 sinais que provam que a sua saúde está em dia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sinais que provam que a sua saúde está em dia

Chegar na melhor idade com saúde e disposição é o sonho de todas as pessoas. Hoje, com o aumento da população idosa no país — que chegou a marca de 3.458.279 de pessoas com mais de 80 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — o assunto envelhecimento saudável vem sendo cada vez mais debatido

Mas, sabemos que a busca pela vitalidade durante a melhor idade não é tão simples. Alguns hábitos de vida precisam ser revistos ainda na fase adulta, como a alimentação equilibrada e a prática constante de exercícios físicos. Um acompanhamento médico contínuo também é importante para quem busca o envelhecimento saudável.

Especificamente na melhor idade, a pessoa consegue analisar alguns sinais que provam que a sua saúde está em dia, e é sobre eles que iremos falar na sequência deste artigo. Confira!

1. Prática de exercícios físicos sem sofrimento

Se você está na melhor idade e consegue realizar atividades físicas regulares, sem que isso se torne um verdadeiro sacrifício, esse pode ser um dos sinais que provam que a sua saúde está em dia.

Isso porque, por conta do envelhecimento natural, é comum o idoso perder massa e, consequentemente, a força muscular. Com a prática de atividades aeróbicas, como caminhada, é possível fortalecer a musculatura  e diminuir as chances de quedas devido ao enfraquecimento dos músculos.

sinais que provam que a sua saúde está em dia

2. Disposição é um dos sinais que provam que a sua saúde está em dia

Quando a pessoa apresenta algum problema de saúde, é comum ela se sentir cansada e indisposta para realizar determinadas atividades. Do outro lado, quando o idoso está saudável, a disposição costuma ser uma característica marcante. Acordar cedo, passear, trabalhar e interagir com as pessoas ao redor são sinais que provam que a sua saúde está em dia.

3. Bem-estar mental

Cuidar do corpo e da mente é fundamental em todas as idades. Mas, para os idosos, o bem-estar mental é ainda mais importante e, por isso, representa um dos sinais que provam que a sua saúde está em dia.

Na melhor idade, há uma ampla incidência de casos de depressão, que podem ser causados por inúmeros motivos, por exemplo, devido às mudanças na rotina. Por conta do diagnóstico complexo, muitos idosos não recebem o tratamento necessário para superar essa doença de cunho psicológico.

4. Acompanhamento médio regular  

Uma das formas mais fáceis de encontrar os sinais que provam que a sua saúde está em dia é realizando um acompanhamento médico regular, seguido de exames periódicos. Esse cuidado na melhor idade é ainda mais importante, pois é possível identificar o surgimento de doenças causadas pelo envelhecimento e tratá-las da melhor forma possível.

Para conseguir encontrar todos os sinais que provam que a sua saúde está em dia, é fundamental ter o suporte de um plano de saúde especializado em atender os pacientes da melhor idade. Bons convênios geralmente oferecem ao idoso uma ampla rede credenciada, com médicos especialistas e exames de última geração.

Hoje, apresentamos os 4 sinais que provam que a sua saúde está em dia na melhor idade. Para continuar por dentro das dicas relacionadas à saúde, qualidade de vida e longevidade, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×