Melhor idade: 5 dicas para melhorar sua alimentação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dicas para melhorar sua alimentação

Aproveitar a melhor idade com saúde é o objetivo de todas as pessoas. Afinal, depois de anos de muito trabalho, é importante ter um tempo para relaxar, fazer novas descobertas e curtir o melhor da vida. Mas, para alcançar esse objetivo, é importante seguir hábitos saudáveis no dia a dia.

Pensando em ajudar você que está na melhor idade, preparamos uma lista com 5 dicas para melhorar sua alimentação e ter mais qualidade de vida. Confira!

1. Inclua verduras, legumes e frutas na dieta

Aumentar e variar o consumo de verduras, legumes e frutas é uma das dicas para melhorar sua alimentação na melhor idade. Esses alimentos fornecem nutrientes importantíssimos, que ajudam a manter a saúde em dia. É recomendado ingerir ao menos cinco porções de frutas, legumes ou verduras por dia.

2. Não pule as refeições

Mesmo que o dia seja repleto de atividades, o idoso não deve pular as principais refeições. Essa é uma das dicas para melhorar sua alimentação mais valiosas, porque comer de três em três horas garante que o corpo não estoque mais gordura do que o necessário, evitando o aumento de peso que pode agravar outros problemas de saúde, como osteoporose e doenças cardíacas.

dicas para melhorar sua alimentação

3. Reduzir o açúcar e o sal é uma das dicas para melhorar sua alimentação

Durante toda a vida, é interessante controlar o consumo de sal e açúcar. Mas, na melhor idade, essa recomendação é ainda mais importante. Isso porque, com o passar dos anos, o pâncreas começa a produzir uma quantidade menor de insulina, fazendo com que o metabolismo da glicose funcione de forma anormal. Sendo assim, consumir muito açúcar nessa fase da vida aumenta as chances do surgimento de problemas como a diabetes.

O mesmo vale para o consumo exagerado de sal nas refeições, que pode agravar a hipertensão durante a melhor idade. A dica é usar o açúcar e o sal de forma consciente, ficando de olho nos alimentos industrializados que são ricos nesses ingredientes.

4. Beba bastante água

Um dos problemas comuns na melhor idade é a desidratação. Idosos que não consomem uma quantidade boa de água, cerca de dois litros por dia, podem ficar com a pele mais ressecada. Por isso, para evitar o problema, é preciso hidratar a pele, ingerindo bastante água e utilizando hidratantes corporais.

5. Procure o apoio de um profissional

Além de seguir as dicas para melhorar sua alimentação que apresentamos acima, é importante que o idoso procure o suporte de profissionais da área da saúde, que irão avaliar o bem-estar geral do paciente e sugerir para ele uma dieta personalizada. O nutricionista irá elaborar um cardápio balanceado, que supra todas as necessidades do idoso, permitindo que ele aproveite a melhor idade com bastante saúde.

Além disso, para quem sofre com problemas como hipertensão, diabetes ou colesterol alto, as dicas para melhorar sua alimentação devem ser repassadas exclusivamente por médicos especialistas.

Hoje, você conferiu 5 dicas para melhorar sua alimentação na melhor idade, aproveitando essa fase com saúde e qualidade de vida. Para continuar por dentro dos temas relacionados à saúde, veja também em nosso blog o post que ensina a prevenir a osteoporose na terceira idade.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×