Melhor idade: 5 formas de envelhecer com saúde

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

formas de envelhecer com saúde

Atualmente, com o aumento da população idosa no Brasil, é cada vez mais comum as pessoas buscarem por formas de envelhecer com saúde. Chegar a melhor idade com toda capacidade física e mental para desfrutar dessa importante etapa da vida inclui alguns cuidados especiais, que devem começar a ser considerados ainda na fase adulta.

Pessoas que praticam exercícios físicos e mantêm uma alimentação saudável, por exemplo, têm mais chances de se tornarem idosos alegres e ativos na melhor idade. Mas, há também algumas formas de envelhecer com saúde que podem começar a ser praticadas a qualquer momento da vida.

Na sequência, preparamos uma lista com as 5 principais formas de envelhecer com saúde e qualidade de vida. Confira!

1. Alimentação balanceada

Assim como em outras fases da vida, para envelhecer com saúde é importante seguir uma alimentação equilibrada, que contemple vitaminas, como do complexo B e C, e minerais, como o Zinco. Além disso, na melhor idade, é interessante que o idoso inclua na sua dieta alimentos que ajudem a manter o bom funcionamento do intestino, como iogurtes e fibras.

2. Prática de atividades físicas

Os exercícios são mais uma das formas de envelhecer com saúde, pois eles cuidam do corpo e da mente. Caminhadas, natação, ginástica e dança representam apenas algumas das atividades que os idosos podem realizar na melhor idade. O interessante é que a prática de exercícios físicos regulares faz com que a pessoa reaja bem as transformações naturais do envelhecimento.

formas de envelhecer com saúde

3. Manter e fazer novas amizades é uma das formas de envelhecer com saúde

O convívio social é muito importante para todas as faixas etárias, principalmente na melhor idade. Manter as amizades e criar novos vínculos é fundamental para que os idosos conversem, compartilhem suas experiências e se divirtam. Ficar em casa sozinho por muito tempo pode trazer problemas como depressão, por isso, quanto mais amigos, melhor.

4. Novos aprendizados

Engana-se quem pensa que na melhor idade não é preciso aprender mais nada. Para treinar o cérebro e estimular a memória, é essencial que o idoso mantenha a sua mente ativa. Para isso, nada melhor do que aprender coisas novas. Podem ser tarefas simples, como aprender a enviar mensagens pelo celular. Essas pequenas ações do dia a dia ajudam a manter a saúde mental em ordem.

5. Faça visitas regulares aos médicos especialistas

Mais uma das formas de envelhecer com saúde é seguindo a rotina de consultas e exames recomendadas para a faixa etária. Visitas ao geriatra, por exemplo, ajudam a prevenir doenças comuns nessa fase, como pressão alta, diabetes e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A dica para conseguir esse acompanhamento médico especializado é contratar um plano de saúde voltado exclusivamente para melhor idade, que oferece hospitais próprios, uma ampla rede credenciada e exames de última geração.

Apresentamos no artigo de hoje 5 formas de envelhecer com saúde. Se você gostou das dicas e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados a qualidade de vida na terceira idade, veja também em nosso blog o post que mostra as principais consequências da diabetes na velhice.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×