Osteoporose: uma doença silenciosa que requer atenção

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A osteoporose está entre as principais causas de morte em idosos. A doença que compromete os ossos do corpo humano se caracteriza por um distúrbio em nosso metabolismo, podendo ocasionar lesões e fraturas em regiões importantes como a coluna lombar e o quadril.

A doença é silenciosa, pode demorar para se manifestar ou ser identificada, e não possui cura. No entanto, há uma série de cuidados preventivos e tratamentos que pacientes diagnosticados com osteoporose devem seguir à risca.

Todo mundo pode desenvolver a osteoporose? Não exatamente, e por isso é tão importante se prevenir e se cuidar para que nada aconteça. Os grupos mais suscetíveis a desenvolver osteoporose são mulheres que já passaram da menopausa, homens com deficiência de testosterona, tabagistas, usuários de medicamentos corticosteroides, pessoas com deficiência de cálcio e pacientes com doenças hormonais específicas.

Mas qual seria a melhor forma de diagnosticar a doença? É importante manter uma rotina de consultas com um endocrinologista, profissional capacitado para tratar de osteoporose. É um erro comum pensar que ortopedistas são os profissionais especializado nesse tipo de tratamento. Os profissionais dessa área capacitados para tratar da osteoporose são poucos. O endocrinologista é o responsável por cuidar do diagnóstico e indicar a melhor forma de tratamento.

Como funciona o tratamento? Tal como citamos acima, o tratamento varia de acordo com o paciente e sua necessidade. A prescrição de doses hormonais e de remédios que diminuem o risco de fraturas, aumentando a resistência do osso, são alguns dos tratamentos realizados por endocrinologistas.

Isso quer dizer que posso ficar despreocupado? De forma alguma! Por mais que os tratamentos sejam efetivos em retardar o progresso da osteoporose, eles não são capazes de reverter a perda óssea. Portanto, a prevenção continua sendo fundamental.

A osteoporose é responsável por desencadear uma série de outras doenças e a melhor forma de se prevenir é consumindo alimentos ricos em cálcio ao longo da vida, como o leite, seus derivados, peixes, e manter uma rotina saudável com exercícios e bons níveis de vitamina D.

Como não é fácil manter os cuidados com a saúde em nossa sociedade atual, um plano de saúde pode ser a melhor maneira de se manter atento quanto a saúde para que problemas mais graves não ocorram. Acesse o site da Rumo Saúde e conheça mais sobre o plano Amil. Cuide da sua saúde o quanto antes.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×