Plano de Saúde Empresarial: Quem pode ser dependente?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Os planos de saúde empresariais, ou coletivos, são aqueles intermediados por pessoas jurídicas, como empresas, associações e sindicatos. A grande maioria dos planos de saúde contratada no país pertence a essa categoria.

Devido a expressiva quantidade de beneficiários que são adicionados aos planos de saúde empresariais, as operadoras conseguem cobrar valores bem reduzidos, podendo chegar a até 40% menos que os planos de saúde particulares (individuais e familiares).

A lógica por trás dessa redução no valor das mensalidades é que quanto mais pessoas integrarem os planos de saúde empresariais, haverá mais pessoas que não utilizarão o plano contratado e isso compensará os custos com os outros usuários do plano.

A grande maioria das pessoas que possuem um plano de saúde, ou pretendem contratar um, se perguntam a respeito da possibilidade de incluir seus familiares no mesmo convênio, como dependentes. Descubra abaixo quem pode ser considerado dependente para um plano de saúde empresarial.

Quem pode ser dependente?

O plano de saúde traz conforto e segurança para o tanto para o trabalhador contratante como para seus familiares dependentes.

Na hora de incluir dependentes no plano de saúde empresarial é preciso se atentar a algumas condições preexistentes que poucos realmente conhecem.

Desde que previsto no contrato, o convênio pode ser estendido aos dependentes do contratante, de acordo com o indicado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

  • Parentes de 3º grau consanguíneo (tios, sobrinhos, bisavós e bisnetos)
  • Parentes de 2º grau consanguíneo (irmãos, avós e netos)
  • Parentes de 1º grau consanguíneo (pais e filhos)
  • Cônjuge e companheiro (marido, esposa ou parceiro – no caso de relação homossexual)
  • Parentes por afinidade (sogros)

Certifique-se de ler o contrato e conferir as cláusulas referentes à inclusão de dependentes, para saber se o plano de saúde oferecido pela sua empresa é realmente o mais indicado para sua situação.

Conclusão

O plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelas empresas e principalmente por seus colaboradores; e isso tem feito com que muitos trabalhadores usem os planos de saúde como um dos critérios na hora de selecionar as empresas onde almejam trabalhar

Para as empresas, os convênios médicos são uma forma de zelar pela saúde e bem-estar dos colaboradores e seus familiares (dependentes). Dessa forma as empresas minimizam a taxa de absenteísmo e consequentemente os gastos decorrentes das ausências, sejam elas para consultas médicas, tratamentos, acompanhar parente adoentado, etc.

Para os colaboradores, ter um plano de saúde fornecido pela empresa significa poder cuidar de sua saúde e de sua família pagando um preço mais justo, acessível. Eles enxergam esse benefício como um diferencial para o empregador, e ao recebê-lo, acabam se sentindo mais motivados para o trabalho, pois sabem que a empresa se preocupa com seu bem-estar e de sua família.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×