Por que cuidar dos dentes é essencial?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cuidar dos dentes em família

Não é novidade alguma o fato de que cuidar dos dentes é essencial e que precisamos nos preocupar com nossa saúde bucal. Os dentes são peças-chave na mastigação de alimentos, articulação das palavras e também são importantes para uma boa apresentação (já que são considerados o cartão de visita das pessoas e, um belo sorriso abre muitas portas).

As pessoas sabem que devem cuidar dos dentes, que isso é importante para ter um hálito fresco, um sorriso bonito e para evitar sofrer com dores nos dentes, entretanto os benefícios de uma boa higiene bucal não se limitam a apenas estes citados.

E você, sabe por que cuidar dos dentes é essencial (para sua saúde e sua vida)? Continue lendo esse artigo e encontrará a resposta para essa pergunta.

Apesar de ser algo simples e que deveria estar inserido no cotidiano das pessoas, o cuidado com a saúde bucal ainda é negligenciado.

A saúde começa pela boca”, essa é uma frase bem conhecida e faz total sentido. A boca é a porta de entrada do nosso organismo, ou seja, qualquer vacilo pode deixar nosso corpo exposto, vulnerável a diversos tipos de doenças.

Além de problemas comuns como cáries e mau hálito, negligenciar a higienização bucal pode fomentar o surgimento de doenças graves e agravar o quadro das pessoas que sofrem com diabetes e hipertensão.

Algumas doenças causadas por uma má higienização bucal

Retração da gengiva

A redução da mucosa que protege a gengiva ocorre em consequência ao acúmulo de placa bacteriana. Esse problema faz com que a raiz do dente fique meio exposta e aumenta a sensibilidade da região.

Gengivite

O acúmulo de placas bacterianas ocasiona a gengivite, que é uma inflamação na gengiva. Se não for removida e mantido uma boa higiene oral, pode endurecer e se tornar o tártaro. A ausência de um cuidado especial com  relação a higiene bucal pode ocasionar sérios problemas à mandíbulas e aos dentes, podendo a gengivite migrar para uma periodontite.

Periodontite

É uma inflamação crônica que ocorre na gengiva e, além das dores e incômodo, pode ser responsável pelo surgimento de cáries e, até mesmo, a queda de alguns dentes. Como consequência da periodontite, há a formação de coágulos na corrente sanguínea, coágulos estes que podem ser responsáveis por problemas como: embolia pulmonar, derrame, infarto e perda da visão.

A periodontite também pode afetar negativamente o efeitos de alguns medicamentos, como no caso do remédio para trombose, cuja eficácia é minimizada.

Problemas cardíacos

Como consequência da entrada de bactérias na concorrente sanguínea (pela gengiva), devido a doenças periodontais, o indivíduo pode desenvolver problemas cardíacos e estreitamento das artérias. Entre os possíveis problemas estão: aterosclerose, infarto e derrame.

Cânceres

Assim, como no restante do organismo, na região da boca não é diferente. Quando não são tratadas, inflamações e infecções podem fomentar o surgimento algumas lesões celulares irreversíveis. Essas lesões podem se agravar e desenvolver tumores ou lesões cancerígenas.

Conclusão: cuidar dos dentes é essencial!

A boa higiene bucal é importante para se ter um sorriso bonito e manter uma boa aparência, mas é extremamente importante para a saúde, de modo geral. Negligenciar a higiene bucal é brincar com a sorte, já que o indivíduo correrá o risco de desenvolver diversos tipos de doenças.

Quer cuidar da sua saúde bucal? Comece por escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e após as refeições (no mínimo 3 vezes ao dia), passe o fio dental e faça uso de enxaguante bucal diariamente. Evite o consumo de doces, e quando o fizer, que seja logo após as refeições, para em seguida, fazer a higienização dos dentes.

Outro ponto muito importante são as visitas de rotina ao dentista, é recomendável que se vá, ao menos, duas vezes por ano ao dentista, para fazer uma avaliação dos cenário atual dos seus dentes e também fazer uma limpeza.

Quer tranquilidade na hora de ir ao dentista? Contrate um plano odontológico! A Rumo Saúde trabalha com as melhores operadoras do mercado, para garantir que você tenha a melhor experiência possível.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×