Qual a importância da hidratação para a terceira idade?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

hidratação para a terceira idade

Ao chegar na melhor idade, é importante rever alguns hábitos e incluir novos cuidados para que a saúde siga em dia, permitindo que o idoso aproveite esse momento único com qualidade de vida e bem-estar.

A hidratação para a terceira idade, por exemplo, é um assunto muito importante. Por conta do envelhecimento natural, o índice de água no organismo do idoso pode diminuir bastante, chegando em 50% em alguns casos. É por isso que as ocorrências de desidratação entre pessoas da terceira idade são mais comuns.

Na sequência deste artigo, iremos apresentar mais informações sobre a importância da hidratação para a terceira idade e também dicas de como ajudar o idoso a evitar a desidratação. Confira!

Conheça os efeitos da desidratação em idosos

Como vimos, o envelhecimento é um dos principais fatores para o aumento da desidratação em idosos. Quando nascemos, o índice de água no organismo é de 80%, passando para 70% durante a vida adulta. Mas, a hidratação para a terceira idade gira em torno de 50%, uma taxa considerada baixa.

Caso o idoso não faça a ingestão correta de líquidos durante o dia, ele pode sofrer com os efeitos da desidratação, como confusão mental. Porém, esse sintoma é geralmente associado a outras doenças comuns nessa faixa etária, como o alzheimer. Além disso, um idoso desidratado pode apresentar quedas da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dores no peito.

hidratação para a terceira idade

Saiba qual é a função da água no organismo do idoso

A água é fundamental para o funcionamento do corpo humano, sendo responsável pelo transporte de nutrientes às células, por limpar as substâncias tóxicas presentes no organismo, ajudando também na digestão, no bom funcionamento do coração e na prevenção de câimbras.

Outro ponto importante da hidratação para a terceira idade é que ela aumenta a resistência física do idoso, ajuda a manter a temperatura em ordem e também é essencial para o controle da pressão sanguínea.

Se o idoso não se hidratar corretamente, o corpo acaba realizando uma espécie de racionamento, diminuindo o repasse dos líquidos para a pele, cabelos e unhas. Além disso, há também uma redução da excreção de água  pela urina e suor. Esses pontos podem se tornar problemas de saúde. Por exemplo, a urina escura por conta da desidratação favorece o crescimento de bactérias na bexiga, podendo levar o idoso a ter uma infecção urinária.

Veja como estimular a hidratação para a terceira idade

A hidratação para a terceira idade é muito importante, por isso, é preciso estimular o idoso a fazer a ingestão de líquidos de maneira correta, conforme as dicas abaixo:

  • Beba água de duas em duas horas;
  • Consuma de 1,5 a 2 litros de água por dia, cerca de oito copos;
  • Experimente as águas aromatizadas com leves toques de limão, laranja, maçã, gengibre ou hortelã;
  • Tenha sempre uma garrafinha de água durante as atividades externas;
  • Evite substituir a água por outras bebidas, como refrigerantes e sucos industrializados.

No artigo de hoje, mostramos a importância da hidratação para a terceira idade e apresentamos também algumas dicas de como incentivar o idoso a ingerir a quantidade ideal de líquidos por dia. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra os benefícios da atividade física na terceira idade.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×