Saúde bucal durante a gravidez

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

saúde bucal durante a gravidez

Durante a gestação, é preciso se atentar à saúde bucal, esses cuidados são de extrema importância, tanto para a saúde da gestante quanto do bebê.

A gestação talvez seja a fase da vida mais aguardada pelas mulheres. Toda gestante sabe que a saúde bucal durante a gravidez devem ser redobrados, para que se tenha uma gestação tranquila e garanta a saúde e bem-estar dela e do bebê. Para muitas futuras  mães, é necessário que alguns hábitos sejam mudados, como evitar de cigarros e bebidas alcoólicas, devendo se alimentar de forma balanceada, praticar atividade física e não negligenciar os cuidados com a saúde bucal.

Existem alguns estudos que sugerem uma relação entre problemas odontológicos e o nascimento prematuro dos bebês e de alguns nascerem abaixo do peso, ou seja, é imprescindível estar com sua saúde bucal em dia para garantir que o bebê também nasça forte e com saúde.

Para minimizar os riscos de nascimento prematuro e outros problemas na saúde do bebê e da saúde bucal da própria gestante, confira as dicas abaixo:

Check-up odontológico antes da gravidez

O ideal é que, antes mesmo de engravidar, as mulheres em idade fértil passem por uma avaliação odontológica ou faça acompanhamento periódico, de modo a prever, diagnosticar e tratar possíveis problemas. Isso é muito importante, pois evitará que a gestante tenha que se expor à radiação em exames de raio X, receber anestesias, entre outros procedimentos  durante os tratamentos.

Pré-natal odontológico

Assim como no pré-natal, também deve ser feito com a saúde bucal durante a gravidez, ou seja, no início da gestação deve-se ir ao dentista fazer uma avaliação (é importante avisar o médico da condição de gestante), de modo a identificar os problemas bucais para que no momento certo possam ser tratados.

Higienização bucal correta

As gestantes costumam ter mais apetite e se alimentam com mais frequência, mas nem sempre fazem a higienização bucal após as refeições, o que promove o acúmulo de restos de alimentos, ocasionando cáries e gengivite (inflamação da gengiva). Esses problemas bucais são e muito comuns nas gestantes, apesar disso, devem ser tratados.

É imprescindível que a gestante faça a higienização oral de forma completa (escovação dos dentes utilizando creme dental com flúor, utilização do fio dental e, se possível, também utilizar enxaguante bucal).

Observações: saúde bucal durante a gravidez

O cuidado com a saúde bucal durante a gravidez não precisa de tratamento a base de flúor e reposição de cálcio com intuito de garantir a saúde bucal do bebê, exceto se o médico constatar que haja deficiência desses nutrientes.

É importante que o tratamento odontológico indicado pelo dentista, se durante a gravidez, ocorra com conhecimento do obstetra, para que cada parte do tratamento possa ser realizada no período mais propício da gestação, de modo a evitar problemas no desenvolvimento e saúde do bebê.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×