Saúde mental dos colaboradores: qual a importância

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

saúde mental dos colaboradores

A saúde mental é assunto que vem ganhando espaço nos últimos tempos, devido a cada vez mais pessoas sofrerem com problemas psicológicos como ansiedade, estresse, depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, entre outros problemas graves, o que muitas vezes faz com que acabem se envolvendo no mundo das drogas, tornando-se viciados nessas substâncias químicas para fugir de sua realidade.

Em meio a ascenção dos problemas mentais surge a pergunta: Por que as empresas devem se preocupar com a saúde mental dos colaboradores e qual a sua responsabilidade para com isso?

Hojem em dia a rotina de trabalho está cada vez mais complexa, são muitas atividades simultâneas com as quais os profissionais têm que lidar, longas carga-horárias, metas extremamente altas e muita cobrança. Ainda há os fatores externos ao ambiente de trabalho, como a preocupação em manter o emprego, problemas financeiros, familiares, entre outros.

O fato é que a mente das pessoas, nos de hoje, além de ser bombardeada por informações a todo momento (internet, sms, tv, rádio, jornais, revistas, entre outros meios de comunicação) também é pressionada por diversos fatores como trabalho, estudos, vida pessoal, etc.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 10% da população brasileira sofre com transtornos mentais. Outro dado importante é que o Brasil é o país da América Latina com a maior taxa de depressão.

Como as pessoas passam grande parte de seus dias no ambiente trabalho, nada mais justo que levar esse assunto para dentro desse ambiente, ainda mais que a saúde mental dos colaboradores é extremamente importante para o bom desempenho suas atividades. E na verdade, o ambiente corporativo é um dos principais responsáveis pelo surgimento dos problemas mentais das pessoas.

Conclusão: A saúde mental dos colaboradores

As empresas devem se preocupar com a saúde mental dos colaboradores e pensar em ações que os ajude a prevenir esses problemas.

Uma ótima opção é organizar debates sobre o assunto, onde empresa poderá identificar algumas falhas em seus processos, agentes causadores ou estimuladores de problemas mentais. Já os funcionários que estão isentos de problemas mentais aprendem como se prevenir através da experiência e testemunho dos demais.

E o que a empresa ganha com isso? Colabores saudáveis produzem mais e melhor, ao mesmo tempo em que apresentam maior capacidade de interação interpessoal e trabalho em equipe.

Invista em um ambiente de trabalho agradável e acolhedor, reduza os agentes estressores, as pressões, faça dinâmicas de grupo para entender melhor o comportamento de sua equipe, coffee breaks para relaxarem a mente enquanto comem e conversam um pouco.

Quanto mais agradável o ambiente de trabalho for, e menos cobrança os colaboradores receberem, melhor será a saúde mental e resultado do trabalho desses profissionais.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×