Terceira idade: 4 alimentos que você deve parar de consumir

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Cuidar da alimentação é fundamental para ter uma vida saudável e se manter com o máximo de qualidade para o organismo. Do mesmo modo, consumir alimentos da forma incorreta causará grandes danos ao corpo, ainda mais na terceira idade.

Nessa fase da vida, é preciso ter a consciência de que há necessidades diferentes e algumas limitações que devem ser observadas para que ser mais saudável.

Por isso, veja quais são os 4 alimentos para cortar do cardápio nesse momento da vida.

1. Os alimentos ricos em sódio ou açúcar precisam ser evitados na terceira idade

O sódio e o açúcar são dois dos maiores vilões para qualquer pessoa, especialmente as mais experientes. O primeiro componente propicia o surgimento ou o agravamento de quadros de hipertensão, favorecendo a ocorrência de problemas cardiovasculares.

Já o açúcar é um verdadeiro veneno para diabéticos ou pessoas com predisposição a esse quadro. Com os picos glicêmicos, a pessoa na melhor idade pode sofrer graves consequências.

Por isso, o ideal é evitar alimentos ricos em sódio em excesso — principalmente aqueles que, no prato, levam uma grande quantidade do elemento —, assim como doces muito calóricos.

2. As gorduras saturadas precisam ficar fora da alimentação

Outro vilão para a saúde na terceira idade é o consumo excessivo de gorduras saturadas, que são consideradas ruins para o organismo. Elas são mais facilmente encontradas nas famosas, comuns e prejudiciais frituras.

Salgadinhos, certas preparações e até doces podem passar por processos que mudam a estrutura da gordura, fazendo com que ela seja ruim para o organismo.terceira idade

Isso contribui para o aumento dos níveis de colesterol e ainda favorece o entupimento de artérias e o surgimento de quadros de hipertensão.

3. Os muito processados e industrializados também devem ser mantidos distantes

Com a praticidade de comprar praticamente tudo no supermercado, as pessoas têm cozinhado menos. Em vez disso, consomem produtos prontos ou que só precisam ir ao forno ou micro-ondas.

Porém, os alimentos muito processados e refinados normalmente contêm grandes quantidades de conservantes e corantes, isso sem falar no sódio, no açúcar e nas gorduras, especialmente as trans.

Como tudo isso faz mal para a saúde, é fundamental evitar os muito processados e refinados na terceira idade. O ideal é dar preferência para preparações caseiras ou feitas com o mínimo de interferência.

4. Os alimentos de difícil digestão precisam ser deixados de lado

Conforme os anos passam, é comum que o organismo tenha dificuldade para realizar vários processos, inclusive o de digestão.

Se uma pessoa mais velha come algo que o corpo não processa muito bem, pode acontecer de sofrer com azia, indisposição e até ter dificuldade na absorção de nutrientes.

Por isso, o ideal é deixar de lado aqueles alimentos que são de difícil digestão. Carne vermelha em excesso, laticínios gordos chocolates e outros com grande quantidade de cafeína — como o café ou o refrigerante — são alguns dos que geram essa dificuldade.

Sabendo quais alimentos cortar na terceira idade, é possível ter muito mais saúde, disposição e qualidade de vida. Aproveite e faça as mudanças no cardápio para ter os melhores resultados.

Conte nos comentários se você consome algum desses elementos e participe do debate.

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