Terceira idade: 4 doenças que podem causar a morte

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

doenças que podem causar a morte

Ao chegar na terceira idade, muitas pessoas começam a dar uma atenção especial para a saúde, pois a incidência de doenças que podem causar a morte é maior em pacientes dessa faixa etária. Por isso, é bom conhecer quais são essas enfermidades mais comuns e manter um acompanhamento médico regular, que ajudará na prevenção ou mesmo no tratamento de possíveis problemas de saúde.

Na sequência, fizemos uma lista com as 4 doenças que podem causar a morte na terceira idade, mostrando as suas causas e sintomas. Fique atento!

1. Doenças cardiovasculares

Uma das principais doenças que podem causar a morte em idosos são os problemas cardiovasculares. A doença arterial coronariana, por exemplo, pode levar pacientes da terceira idade a quadros graves de saúde ou até mesmo a morte. Principalmente as pessoas obesas, com hipertensão, diabetes, sedentarismo e com hábitos de consumo de cigarro estão mais propensas a desenvolver essa enfermidade, que causa um estreitamento ou bloqueio das principais artérias sanguíneas do coração.

2. Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Boa parte da população já ouviu falar em AVC — Acidente Vascular Cerebral —, uma enfermidade que atinge milhares de pessoas na terceira idade em todo o mundo.  Essa é, inclusive, uma das doenças que podem causar a morte. O AVC surge quando um vaso sanguíneo no cérebro é interrompido e o sangue não pode fluir para uma parte do cérebro, causando o acidente.

O perigo do AVC é que as células do cérebro privadas do oxigênio morrem rapidamente e as consequências são extremamente sérias, podendo causar sequelas ou levar o paciente ao óbito.

doenças que podem causar a morte

3. Câncer está entre as doenças que podem causar a morte na terceira idade

O câncer é uma das enfermidades que mais assusta a população. A doença se desenvolve quando células anormais crescem no organismo com uma taxa incontrolável. De acordo com a Associação Americana de Câncer, 77% dos cânceres são diagnosticados em pacientes com idade acima de 55 anos. Em países como Canadá, a doença é a principal causa de morte de homens e mulheres.

Os tipos de câncer que mais atingem pessoas na terceira idade e podem causar a morte são: câncer de estômago, linfoma não-Hodgkin, câncer na bexiga, câncer de próstata, câncer colorretal, câncer de pulmão e câncer de mama.

4. Hipertensão

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, faz parte da lista de doenças que podem causar a morte em pacientes da terceira idade. Essa é uma enfermidade crônica, que costuma ser diagnosticada por meio de várias medições da pressão arterial em horários e dias diferentes. Caso seja constatada a elevação contínua, o paciente será encaminhado para o tratamento.

Hoje é possível controlar a hipertensão e reduzir significativamente os ataques cardíacos e derrames cerebrais que atingem os idosos por conta da pressão alta. Mas é preciso ficar atento e sempre realizar um acompanhamento médico adequado, pois a hipertensão mata todos os anos cerca de 17 milhões de pessoas em todo o mundo.

Apresentamos no artigo de hoje as 4 doenças que podem causar a morte na terceira idade e que os idosos precisam ficar de olho para preveni-las ou tratá-las adequadamente. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o tema e veja também em nosso blog o post que mostra 5 formas de envelhecer com saúde.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×