Terceira idade: 4 formas de melhorar a sua qualidade de vida

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

formas de melhorar a sua qualidade de vidaAo chegar na terceira idade, é comum a pessoa ir em busca de formas de melhorar a sua qualidade de vida, aproveitando com saúde esse momento tão especial. Para isso, é importante mudar alguns hábitos do dia a dia, desde a alimentação até a interação social.

Manter-se ativo fisicamente e psicologicamente é uma das formas de melhorar a sua qualidade de vida na terceira idade. Mas, se você precisa de dicas específicas para mudar a sua rotina, não deixe de conferir na sequência os 4 passos que te ajudarão a seguir na melhor idade com saúde e bem-estar.

1. Alimente-se bem

Vamos começar apresentando uma das formas de melhorar a sua qualidade de vida mais eficientes: a alimentação saudável. Essa é uma dica importante para todas as pessoas, mas, na melhor idade, seguir uma dieta balanceada é fundamental para evitar o agravamento de doenças comuns nessa faixa etária, como diabetes e hipertensão.

No dia a dia, o idoso deve priorizar as frutas, os legumes e as verduras em suas refeições. Além disso, é importante evitar o consumo de álcool, refrigerantes e alimentos ricos em sal e açúcar. Comer de três em três horas também é outra recomendação importante para manter a saúde na terceira idade.

2. Faça exercícios físicos

Uma das formas de melhorar a sua qualidade de vida na melhor idade é realizando atividades físicas regularmente. Sair de casa para caminhar, andar de bicicleta, fazer aulas de natação ou ginástica são excelentes maneiras de manter o corpo sempre ativo. Além disso, nessas atividades o idoso costuma fazer amizades, algo importante nessa faixa etária, como mostraremos a seguir.

formas de melhorar a sua qualidade de vida

3. Participe de atividades sociais

Interagir com outras pessoas, sair para se divertir com os amigos e conversar sobre a vida são atividades sociais que fazem muito bem para o idoso, sendo uma das formas de melhorar a sua qualidade de vida na terceira idade. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Harvard sobre a felicidade humana, as pessoas que mantêm uma boa relação interpessoal são mais felizes em suas vidas.

4. Manter a mente ativa é uma das formas de melhorar a sua qualidade de vida

Na terceira idade, é comum as pessoas deixarem de realizar determinadas atividades. Muitas, inclusive, apresentam certa resistência para aprender coisas novas. Porém, uma das formas de melhorar a sua qualidade de vida nessa fase é mantendo a mente sempre ativa.

Para isso, o idoso pode começar a ler com mais frequência, fazer algum curso de seu interesse e estar aberto para novas descobertas, como por exemplo, utilizando no seu dia a dia os recursos tecnológicos para se comunicar com os amigos. Se possível, também é interessante que o idoso procure o suporte de profissionais da área psicológica, pois a terapia irá ajudá-lo a compreender melhor a vida e as mudanças.

Apresentamos no artigo de hoje as 4 formas de melhorar a sua qualidade de vida durante a terceira idade. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre saúde e veja também em nosso blog o post que traz dicas para envelhecer sem arrependimento.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×