Terceira idade: 5 esportes para você começar a praticar

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terceira idade

Para aproveitar a terceira idade com saúde e qualidade de vida, é fundamental que o idoso mantenha uma rotina ativa. O corpo e a mente precisam continuar sendo estimulados para que a pessoa não venha a sofrer com doenças típicas do envelhecimento.

As modalidades esportivas são uma das formas mais eficientes de trabalhar ao mesmo tempo o corpo e a mente das pessoas. Isso mesmo, praticar esportes na terceira idade é muito importante e, inclusive, recomendado pelos especialistas. Mesmo que a pessoa nunca tenha realizado nenhuma atividade esportiva na vida adulta, ela pode aproveitar o tempo livre para conhecer e começar a praticar alguma modalidade na terceira idade.

Para ajudá-los na escolha, fizemos uma lista com os 5 esportes que são ideais para praticar na terceira idade, garantindo a segurança e o bem-estar dos idosos. Confira!

1. Natação

Um dos esportes mais indicados para a terceira idade é a natação. Essa é uma atividade segura e com baixo risco de lesão. O interessante é que durante as aulas os idosos conseguem trabalhar a coordenação e o ritmo da respiração.

As modalidades de nados crawl, peito e costas, por exemplo, podem ser praticadas por essa faixa etária, pois elas mexem bastante com a musculatura de uma forma geral e sem muitos impactos.

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2. Hidroginástica

Ainda sobre modalidades esportivas na água, a hidroginástica também é uma excelente opção para as pessoas na terceira idade. É possível trabalhar a força e o equilíbrio, além de aprimorar as adaptações musculares do idoso, tudo isso com a segurança de estar dentro da água.

3. Musculação na terceira idade

Engana-se quem pensa que musculação não é uma atividade esportiva para terceira idade. Esse é um exercício que se ajusta para trabalhos em qualquer parte do corpo, além disso, os pesos podem ser graduados de acordo com o perfil do aluno, fazendo uma progressão suave e que não prejudique o bem-estar do idoso.

4. Caminhada

Esse esporte é recomendado pelos médicos para boa parte das pessoas na terceira idade. Além de ser um exercício fácil, a caminhada não exige grande esforço e tem baixo impacto. O risco de lesões e quedas também é pequeno durante a atividade. Outro benefício da caminhada na terceira idade é a possibilidade de reunir um grupo de pessoas para realizar o exercício ao ar livre, uma excelente oportunidade para os idosos ampliarem o círculo de amizades.

5. Dança

A dança é um esporte para todas as idades e que respeita as limitações de cada pessoa. Mesmo que o idoso nunca tenha praticado a dança, ele pode começar a fazer aulas na terceira idade sem nenhum problema. Com a dança é possível trabalhar o corpo e a coordenação, além de ser uma atividade que estimula a socialização com outras pessoas.

No artigo de hoje, apresentamos 5 esportes para você começar a praticar na terceira idade, que ajudam a manter a saúde do corpo e da mente em dia. Se você gostou e quer continuar por dentro das dicas relacionadas ao envelhecimento saudável, veja também em nosso blog o post que aponta 4 formas de dormir melhor na terceira idade.

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