Terceira idade: conheça os 4 riscos do excesso de sal e açúcar na comida

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

riscos do excesso de sal e açúcar na comida

Com o passar dos anos, as novas etapas da vida requerem cada vez mais cuidados com a saúde. E, uma das alternativas mais acessíveis para manter a saúde em dia é através de uma alimentação saudável e livre de ingredientes prejudiciais.

Para isso, é de suma importância conhecer os riscos do excesso de sal e açúcar na comida, que são muito usados no preparo de grande parte de receitas simples. Municiado com essas informações, preparar um cardápio saboroso e balanceado fica muito mais fácil.

Não deixe de continuar a leitura e mudar seus hábitos!

1. Inchaço no corpo

A medida que a idade chega, é importante observar o comportamento de nosso corpo. Por vezes, o uso de medicamentos ou algumas condições de saúde deixam o corpo mais inchado, e o sal contribui bastante para que o estado piore.

Isso acontece porque o ingrediente tem como característica a retenção de líquidos, que quando acontece com frequência, pode se tornar um problema ainda maior. Por isso, atenção ao temperar a comida. Opte por temperos naturais, que são saborosos e muito menos nocivos.

2. Problemas de pressão e doenças graves

Comer muito sal também faz com que o indivíduo desenvolva doenças graves com facilidade, principalmente cardiovasculares e relacionadas aos rins. Além disso, a pressão arterial aumenta consideravelmente e pode levar a um infarto ou AVC, um perigo constante para quem já apresenta problemas de pressão e toma remédios para amenizar o problema.

Acompanhamento médico, portanto, é essencial. Não se esqueça de fazer exames periódicos e procure um profissional de nutrição, que poderá orientar e ajudar a evitar os riscos do excesso de sal e açúcar na comida.

riscos do excesso de sal e açúcar na comida

3. Envelhecimento acelerado

Enfrentar o amadurecimento do corpo é um desafio para muitas pessoas. Com ele, muitas mudanças físicas acontecem, inclusive no que se trata de rugas e linhas de expressão. Porém, essas duas características também estão ligadas ao consumo excessivo de açúcar.

A ingestão exagerada do ingrediente faz com que as pessoas demonstrem ter uma idade mais avançada na aparência. O motivo dessa reação é o fato de que açúcares fabricam radicais livres que, quando acumulados, aceleram o processo de envelhecimento e fazem com que os sinais do rosto se intensifiquem ainda mais.

4. Doenças degenerativas

Com o organismo mais delicado nessa fase da vida, o açúcar se posiciona como um grande vilão e influencia em doenças degenerativas. Diabetes, obesidade, esclerose e Alzheimer são as mais comuns e que têm seus sintomas e ações ainda mais agravados ao longo dos anos.

O açúcar também possui um composto chamado sacarose, que é responsável pela esteatose hepática. Essa doença geralmente se dá pelo abuso de álcool, o que mostra o quanto as consequências de um consumo excessivo do ingrediente podem ser sérias.

Como evitar os riscos do excesso de sal e açúcar na comida

A primeira providência para evitar os riscos do excesso de sal e açúcar na comida é deixar de comprar e consumir produtos industrializados. Eles têm excesso de sódio e açúcar e mesmo que sejam tidos como saudáveis na embalagem, ainda apresentam um índice maior dos ingredientes na receita.

É importante dar preferência para frutas, legumes e verduras, que são alimentos ricos em fibras e ajudam no bom funcionamento do organismo. A hidratação é fundamental: água, sucos e vitaminas ajudam a manter a pele viçosa e os órgãos sadios. Mantenha hábitos saudáveis, pratique exercícios e, claro, viva a vida com muito entusiasmo!

E você, tem mais alguma dica para combater os riscos do excesso de sal e açúcar na comida? O que costuma fazer para ter uma alimentação mais saudável? Contribua com sua experiência nos comentários abaixo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×